A percepção visual é uma habilidade essencial para um desenvolvimento cognitivo de qualidade para as crianças.
- Cristiane Dluhosch
- 14 de mar.
- 7 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.

Muitos estudiosos nos deram suas valiosas contribuições em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças e como elas aprendem. Jean Piaget, com sua descoberta de que as crianças não raciocinam como adultos, e que conhecimento é construído pela interação com o mundo. Lev Semionovich Vygotsky descobriu que o desenvolvimento cognitivo acontece quando a criança estabelece conexões com o meio em que vive. Maria Montessori descobriu que o desenvolvimento das crianças acontece por meio da autonomia e da liberdade, com interferência mínima de um adulto. As descobertas de Emília Ferreiro sobre psicogênese da língua escrita revolucionaram a forma como entendemos a alfabetização hoje. Reuven Feuerstein descobriu que a mediação humana é fundamental para a aprendizagem. Mas quando falamos de percepção visual, é Marianne Frostig (1906-1985), que devemos citar, pela sua enorme contribuição sobre como as crianças percebem os estímulos, e como essa percepção pode influenciar no desenvolvimento cognitivo.
Primeiro quero falar sobre o conceito da percepção visual, que é a capacidade do cérebro de receber, interpretar e responder a estímulos visuais. Esse processo envolve áreas cerebrais como o córtex visual, onde as informações sobre cor, movimento e forma são processadas. Poderíamos supor que uma criança com uma boa acuidade visual, seria capaz de processar uma percepção visual adequada, mas infelizmente não podemos afirmar isso, porque a percepção visual não depende apenas de uma boa acuidade visual, é mais complexo que isso.
Para podermos processar adequadamente os estímulos visuais, devemos não só ter uma boa acuidade visual, mas também temos de ser capazes de conseguir processar e compreender adequadamente as informações visuais tais como relações espaciais, direção e formas. Portanto, a criança que apresentar uma dificuldade para processar essas informações visuais, poderá apresentar prejuízos na aprendizagem da escrita, leitura e matemática.
Como já citei acima, a percepção visual refere-se à capacidade do cérebro de compreender, organizar e interpretar os estímulos sensoriais visuais. Conforme as experiências de vida da criança acontecem, ela vai aprendendo a dar significado ao que observa. E assim vai ampliando e acumulando repertório, dentro de um sistema complexo de conexões, o que vai permitir à criança saber exatamente que objeto é aquele que ela está observando.
Para que todo esse sistema complexo funcione de forma harmoniosa, existem algumas habilidades essenciais que dão suporte para que a percepção visual aconteça de forma satisfatória.
Memória Visual
É a capacidade de armazenar e recuperar informações visuais, como imagens, cores, formas. Ela é essencial para a aprendizagem, pois auxilia no processo de recordar a informação visual que foi vista, sendo assim um fator principal para o processo de leitura e escrita.
Memória sequencial visual
Habilidade de recordar uma sequência de estímulos visuais, essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da alfabetização e da matemática, pois ajuda na formação de palavras e na compreensão de números em sequências visuais.
Discriminação visual
É uma habilidade essencial no processo de percepção visual, permite que a criança identifique e diferencie características importantes dos objetos, como semelhanças e diferenças com base em atributos como tamanho, forma, cor e orientação. A discriminação visual é fundamental para o aprendizado da alfabetização.
Crianças que apresentam dificuldades na discriminação visual podem ter problemas para reconhecer letras semelhantes ou confundir palavras durante a escrita e leitura, também podem apresentar dificuldades em seguir instruções visuais, e também executar jogos que exigem identificação de padrões.
Relação Espacial
No processo da Percepção Visual a relação espacial refere-se à capacidade de perceber e interpretar a posição, a distância e a orientação de objetos em relação uns aos outros e ao próprio observador. Essa habilidade é essencial para diversas competências, como leitura, escrita, matemática e orientação motora.
Em relação ao desenvolvimento da escrita, a relação espacial permite que a criança consiga diferenciar letras semelhantes, como "b" e "d" ou "p" e "q", auxilia na organização das palavras na linha do caderno, evitando sobreposição ou desalinhamento.
E quando nos referimos ao processo da leitura, a relação espacial auxilia a criança a compreender com mais facilidade a direção correta das palavras e da sequência das letras, assim como ter mais fluência na leitura. Tem importância significativa nas habilidades de coordenação motora e orientação espacial. Permite que a criança desenvolva atividades de precisão como cortar, colar, desenhar e se movimentar em diferentes ambientes. Auxilia também na prática de esportes e no desenvolvimento da lateralidade.
Quando essa habilidade não se encontra bem desenvolvida, a criança poderá apresentar alguns sinais de dificuldade no seu processo de leitura e escrita, como trocas de letras e números semelhantes, uma escrita desorganizada e ilegível, dificuldades em copiar textos corretamente do quadro, resistência para compreender mapas, gráficos e diagramas e uma desorientação em atividades físicas e locomoção no espaço.
Constância perceptual
A constância perceptual é a capacidade de reconhecer que um objeto como ele mesmo, independente das variações de sua aparência. Ou seja, sob diferentes condições, como ângulos, tamanhos, posição e cor.
Essa habilidade é fundamental na alfabetização, pois permite que as crianças identifiquem letras e palavras, mesmo que elas apareçam de maneiras ligeiramente diferentes em diferentes contextos.
Por exemplo, ao aprender a ler, uma criança precisa entender que a letra "A" é a mesma , independentemente de estar em uma fonte diferente ou escrita a mão. A constância perceptual ajuda a construir essa habilidade de reconhecimento, facilitando a leitura e a escrita. Portanto, ao desenvolver essa capacidade, estamos contribuindo para um processo de alfabetização mais eficaz e fluido, permitindo que as crianças se tornem leitoras competentes e confiantes.
Figura-fundo
A percepção figura-fundo refere-se á capacidade do cérebro de distinguir um elemento principal (figura) do seu contexto ou fundo. Esse processo ocorre automaticamente na Percepção Visual e é crucial para interpretar corretamente o ambiente ao seu redor. O cérebro humano está organizado de modo a poder selecionar dentre os estímulos os quais é exposto, o que lhe é de maior interesse. esses estímulos selecionados formam a figura do nosso campo perceptual, e os outros estímulos se tornam menos relevantes, e compõe o fundo. Se a criança está jogando bola no pátio da escola, a bola é o seu centro de interesse, e se torna o seu estímulo principal. O restante da cena (trave, caixa de areia, árvores), são os estímulos secundários e só terão a importância para que a criança não esbarre neles, (fundo) mas o seu interesse principal é a bola (figura). Não é possível perceber com precisão um objeto a não ser que seja observado em relação ao fundo. Por exemplo, a criança não poderia observar a posição exta da bola que rebate e teria dificuldade para alcançá-la, se não a visse constantemente em relação com o fundo formado pela superfície do pátio e com os objetos adjacentes.
A percepção figura-fundo influencia diretamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Crianças que apresentam dificuldades nesse aspecto podem demonstrar, dificuldade em encontrar uma palavra específica dentro de um texto, confusão ao distinguir letras ou números em meio a outras formas visuais, problemas ao copiar informações do quadro, pois perdem pontos de referência, distração excessiva com elementos secundários do ambiente, prejudicando a concentração na leitura.
A percepção visual é sem dúvida uma habilidade essencial para o processo de alfabetização porque permite que a criança reconheça, diferencie e intérprete símbolos gráficos (letras e palavras). Quando a criança apresenta dificuldades na percepção visual, isso poderá impactar diretamente sua capacidade de reconhecer letras, diferenciar palavras, organizar sua escrita no espaço e compreender textos.
É importante salientar que essas dificuldades citadas, não estão relacionadas a acuidade visual (capacidade de enxergar), mas sim a forma como o cérebro interpreta as informações visuais.
A identificação precoce desses problemas se torna fundamental para evitar dificuldades mais graves no processo de aprendizagem da criança. E então como os pais e educadores podem perceber quando a criança está apresentando dificuldades significativas na percepção visual?
Quando a criança apresentar dificuldade para distinguir palavras parecidas; dificuldades para lembrar-se da forma correta das letras e palavras; desorganização na escrita, com alinhamentos irregulares e espaçamento incorreto; leitura de forma muito lenta e silabicamente, mesmo após exposição frequente às palavras; muita distração ao ler ou escrever, perdendo-se no meio da atividade; dificuldade de reconhecer que uma letra é sempre a mesma, independentemente de aparecer em tamanhos, cores ou fontes diferentes; dificuldades em discriminar letras semelhantes (p-b d-q); dificuldades com a orientação espacial como diferenciar direita-esquerda; à frente ou atrás; ou ainda um objeto em relação ao outro.³ e frustração e lentidão para cópia e produção de textos.
Como já citei algumas vezes no texto, as dificuldades na percepção visual podem comprometer toda a base do aprendizado da leitura e escrita da criança. Por este motivo, pais, tutores e profissionais da educação devem estar atentos ao desenvolvimento e desempenho da criança nas atividades escolares, para uma identificação precoce de eventuais problemas que poderão impactar negativamente o envolvimento dessa criança com o processo de leitura e escrita. Uma vez que tais problemas sejam sanados, a criança terá seu aprendizado mais efetivo, atraente e divertido.
Portanto, se perceber que a criança apresenta vários sinais simultaneamente e de forma persistente, buscar ajuda especializada poderá fazer toda a diferença para que ela tenha um desenvolvimento eficiente no processo de aprendizagem.
Podemos concluir que a percepção visual é fundamental para o processo de Alfabetização. A percepção visual permite que a criança diferencie, reconheça, memorize e intérprete letras, palavras e símbolo gráficos de maneira eficiente. Sem uma boa percepção visual, o processo de alfabetização poderá se tornar mais lento e desafiador, levando a dificuldades na leitura fluente, em uma escrita organizada e na compreensão textual.
Dificuldades na descriminação visual, constância perceptual, figura-fundo, memória visual, relações espaciais impactam diretamente no processo de aprendizagem. No entanto, com intervenções adequadas, jogos cognitivos, atividades sensoriais, e um ambiente de aprendizagem estimulante, é possível fortalecer essas habilidades e garantir que a criança desenvolva uma alfabetização significativa.
Portanto, identificar precocemente dificuldades na percepção visual e implementar estratégias adequadas é essencial para promover o sucesso da criança no processo de alfabetização, tornando assim esse processo mais eficiente e prazeroso.
Cristiane Dluhosch
Pedagoga - Psicopedagoga
Especialista em Intervenção
Estimulação e Reabilitação Cognitiva
1 - FROSTIG, Marianne. Programa para o Desenvolvimento da Percepção Visual - São Paulo, Panamericana.
2 - FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Rafael S.: FALIK, Louis H. , Além da Inteligência - Aprendizagem Mediada e a capacidade de mudança do cérebro - Petrópolis - RJ , Vozes , 2014
3 - ASSUNÇÂO, Elisabete: COELHO, Maria Teresa; Problemas de Aprendizagem - São Paulo, Ática, 1997




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